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By Ferramentas Blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

ANDY BASSFORD-''The Harder They Strum''-2018
























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A trilha sonora do filme tem sido uma parte importante do negócio da música desde o advento do disco de longa duração, ou LP, no final da década de 1940. O LP foi um excelente formato para teatro musical, concertos e peças mais longas do repertório clássico. Também serviu como material promocional inestimável para musicais da Broadway; My Fair Lady, South Pacific, West Side Story e The Sound of Music venderam milhões e permaneceram nas paradas por anos.  Após a idade de ouro da música cinematográfica (na minha opinião!). Com compositores como Nino Rota, Max Steiner e Bernard Herreman criando partituras originais para filmes, os produtores começaram a mergulhar nas paradas musicais populares. Nos anos 30 e 40, os filmes populares transformavam as músicas neles em hits de rádio, mas nos anos sessenta o poder da indústria fonográfica significava que muitos produtores, com filmes como Easy Rider e Mean Streets, começaram a usar a música pop atual para comentar, às vezes ironicamente, sobre a ação visual.  Mas há outro tipo de trilha sonora de filme, que abre um universo musical totalmente novo para o espectador e, antes que a indústria cinematográfica se tornasse verdadeiramente internacional, essas trilhas sonoras introduziam o público norte-americano em mundos musicais fora do mainstream. O Orfeu Negro, em 1958, introduziu a emocionante música do Brasil, com suas raízes africanas e européias e  ''O Brother Where Art Thou'' apresentou a música da era da depressão do Sul em um contexto surpreendentemente novo, para uma audiência fora de contato com seu próprio passado.  Para o público norte-americano, a trilha sonora do thriller jamaicano de 1972 de Perry Henzell, The Harder They Come, foi uma introdução inebriante à incrível vitalidade e inventividade da música jamaicana. A natureza experimental de grande parte da música rock do final dos anos sessenta significava que havia agora um público de ouvintes prontos para abraçar novos sons e influências, prontos para responder à pura energia musical do reggae, preparada para a introdução de Bob Marley em 1973 no mercado dos EUA. E um desses ouvintes ávidos era um jovem guitarrista de Connecticut chamado Andy Bassford. Já um músico talentoso em tenra idade, Andy foi cativado por essa linguagem musical diferente e instantaneamente a reconheceu como uma forma musical única e vital.  Apenas alguns anos depois, Andy se muda para a Jamaica e se torna um dos guitarristas mais procurados no mercado extremamente competitivo de gravadoras de Kingston. À medida que o reggae cresce em popularidade mundial, Andy se torna parte integrante de shows ao vivo de todos os principais cantores jamaicanos.  E agora, depois de tocar literalmente em milhares de sessões e shows ao vivo, Andy gravou seu primeiro álbum solo ... e é impressionante. Intitulado ''The Harder They Strum'', o álbum é uma recriação instrumental faixa por faixa da trilha sonora original do filme inovador de Perry Henzell.  “Ver o filme e comprar a trilha sonora me levou a uma jornada que continua até hoje. Então me pareceu natural revisitá-lo agora depois de mais de quarenta anos gravando e tocando com os melhores músicos e cantores da Jamaica ”  O álbum segue a mesma ordem das faixas da trilha sonora original, então começamos com o icônico hit de Jimmy Cliff, “You Can Get It If You Really Want”. Andy declara a melodia com clareza e clareza, com um tom leve e de canto que lembra o vocal de Jimmy Cliff, então temos uma bela jam por cima das buzinas, com algumas chamadas e respostas maliciosas para definir o tom de todo o álbum.  "Stop That Train" é um groove extraordinário, uma amostra do vocal, depois algumas belas trocas de piano e violão com uma das melhores lendas do jazz da Jamaica, Monty Alexander. Esta faixa destaca a riqueza das variações harmônicas que podem ser arrancadas de alguns acordes, um reflexo do rico legado de jazz das ilhas.  “Das dez músicas, seis foram gravadas completamente ao vivo no estúdio. Ninguém deu um soco ou consertou nada, apesar de termos feito um pouco de limpeza durante as mixagens. O que você ouve é basicamente o que todo mundo tocava naquele momento. Também não usamos faixas de cliques - eu nem sabia que existiam até que deixei a Jamaica e nos saímos bem sem elas na época. Então imaginei que ficaríamos bem sem eles agora. "  O reggae sempre foi uma música de surpreendentes opostos. Conhecida pela base ousada de baixo e bateria, a glória dos produtores e engenheiros jamaicanos, a música ganha muito de sua beleza e propulsão pelos detalhes : a interação da percussão, um sotaque súbito no teclado, uma nota escandalosamente "blues" de um cantor ou instrumentista ou uma seção aleatória de "mix".  Isso é mostrado em detalhes em "Rivers of Babylon", uma música que alcançou milhões de pessoas através de várias versões diferentes e é ricamente imaginada aqui. Começando com um aceno para a linhagem e as raízes religiosas do reggae de New Orleans, os metais tocam uma versão fúnebre da melodia e depois Andy começa. Então, quase todo mundo canta ou toca no álbum, a familiar melodia no violão de 12 cordas e o música é então reprisada...
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por Fergus Hambleton 
http://spillmagazine.com/spill-album-review-andy-bassford-the-harder-they-strum/


Lista de faixas

A1You Can Get It If You Really Want
A2Stop That Train (Draw Your Brakes)
A3Rivers Of Babylon
A4Many Rivers To Cross
A5Sweet And Dandy
B1The Harder They Come
B2Johnny Too Bad
B3007 (Shanty Town)
B4Pressure Drop
B5Sitting In Limbo

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