Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

SESSION featuring M. AL AZEEM-´´See Up Azeem´´: 1980























------------------------------------------------------------------------
M. Al Azeem, o cantor, compositor e engenheiro de gravação, gravou e mixado todas as músicas de seu álbum ´´Session featuring M. Al Azeem-See Up Azeem´´ em 1980 em seu estúdio em Oakland e enviou as faixas para Los Angeles para ser dominado. Sly Dunbar foi o único músico que eu reconheci nos créditos, e enquanto eu não tenho certeza se qualquer um dos outros viveu na época da gravação, é claro que Azeem havia se estabelecido no norte da Califórnia. Se você se lembrar do álbum Super Jerry que eu postei há alguns meses atrás, você vai se lembrar que aquele foi gravado na Califórnia também. Eu me pergunto se não há muito mais a esta conexão reggae da Califórnia do que algumas gravações aparentemente não relacionadas. Um grande número de gigantes do reggae como Ras Michael e o produtor e engenheiro de som chamado Scientist moram hoje em Los Angeles, mas eu estou curioso quando e como a Costa Oeste tornou-se estabelecida como um centro de produção de reggae e cultura. Seja ou não importante a Califórnia era um canto distante do mundo do reggae, em 1980, a presença de Sly Dunbar sobre este álbum indica que, se nada mais, Califórnia estava no mapa do reggae.
Este disco tem algumas faixas interessantes e algumas técnicas de produção incomuns como impulsionaram os shakers maior no mix do que os tambores e outros instrumentos, mas a verdade é que o que me interessa mais sobre este álbum é a sua geografia.
Um tópico separável, mas relacionados que este disco traz é a idéia dos circuitos em que os registros circulam. Basicamente, dependendo de que parte do mundo em que vive, você tem um maior nível de acesso a certos tipos de registros, enquanto outros são mais difíceis de encontrar. Pessoas que vivem em Paris terá qualquer tempo mais fácil pegar prensagens originais de soukous congoleses por causa da conexão francesa-congolês, mas terá menos sorte de caçar mais gravações nortenhas que alguém que vive em Los Angeles. (Aliás, eu descobri recentemente que Los Angeles é um site mais importante no circuito de registro nortenho de certas áreas do México, ou seja, Cancún.) Gostaria de saber como amplamente algumas das mais underground da Califórnia registros de reggae se espalhar:am como disponíveis estão na Jamaica, Costa Leste, no Reino Unido, e em outras zonas mais marginais do mundo reggae. Quanto mais se sabe sobre isso, o mais que podemos deduzir sobre como a integração da Califórnia na cena reggae foi no fenômeno do reggae internacional.  O mais que eu posso perseguir fios da cena reggae da Califórnia , melhor eu vou entender as conexões entre a Califórnia e o reggae de outras partes do mundo...

Músicos do álbum See Up Azeem:
M. Al Azeem: vocais, guitarra, teclados, baixo, bateria e percussão .
Sly Dunbar: bateria nas faixas 1, 2, 5, 6
Maxwell Beaumont: teclados, vocais de fundo, e percussão
Mike Gambs: guitarra solo nas faixas 3, 4
Natty Jahzuff: bateria faixa em 4
Steve Greshin: baixo na faixa 4
Willie T. assassino: tambores na pista 8
Rashaan: congas e percussão
Raslam Atiba: congas e percussão
Dennis Jackson: sax alto e trompete
Umlah Sadau: sax tenor, sax soprano
Vocais de fundo: Frances Johnson, Belita Ragsdale, Diane forte, Earlene Rabiu, JT Hamond, Maxwell Beaumont e John Smith
  --------------------------------------

 http://easyjams.blogspot.com/2011/12/session-featuring-m-al-azeem-see-up.html

Nenhum comentário: